Swedish Match do Brasil
swedishmatch.com 
  

Fósforos  
Lâmpadas  
Isqueiros  
Barbeadores e Lâminas  
Palitos e Espetos  
Pilhas  
Acendedores  
Acendedor a Gás  
Produtos Promocionais  
 
Isqueiros » História do Cricket

Linha de Produtos | História do Cricket


Surge na década de 60 o primeiro isqueiro descartável do mundo - sua marca era CRICKET. Desde então, com sua força inovadora, tem estado sempre um passo à frente do mercado de chamas.

A CRICKET é atualmente sinônimo de qualidade, modernidade e segurança. Cada isqueiro é produzido com a mais moderna tecnologia. Os seus diversos modelos e a originalidade de seus desenhos tornaram o produto CRICKET líder em moda e estilo.


História sobre a invenção dos Isqueiros

Durante o século XVI, quando o hábito de fumar começou a popularizar-se, surgiu a caixa de pederneira, que pode ser considerada o antepassado do isqueiro comum, equipado com pedra e roda de fricção. Daí em diante e ao longo do tempo, dispositivos surpreendentes foram inventados para fazer fogo. Houve um projeto de isqueiro, operado eletricamente, com uma bateria que, ao ser inclinada, fechava-se um circuito elétrico, acendendo o pavio embebido em combustível líquido. Esse tipo de isqueiro, também conhecido como "Lâmpada de Dobereiner", passou a ser bastante apreciado no ano de 1820. Além de seu acabamento sofisticado, apresentava a novidade de produzir a faísca de ignição quando se levantava a tampa do apagador. Naquela época, a maior parte dos engenhos eram grandes, pesados e muito complicados. Os isqueiros não fugiram à regra, nem seria exceção.

Incríveis e incômodos objetos produtores de chama foram colocados no mercado, e sempre com aceitação e procura.

No Brasil do início do século passado, a maior parte dos produtos manufaturados vinha de fora. O isqueiro também era importado, e detinha uma certa fatia do mercado de chama, tendo, durante um bom tempo, obtido a preferência do público consumidor, este, quase sempre, de bom poder aquisitivo, visto que o custo dos famosos isqueiros Monopol, Ronson e outros mais variava sempre acima das possibilidades normais de compra do consumidor médio. Era elegante, na década de 50, pessoas usarem isqueiros importados pois isto lhes dava status. Era a famosa época do bigodinho, dos vestidos "tomara-que-caia", dos cadillacs "rabo de peixe". Mas, não tardou muito para que o isqueiro assumisse seu lugar de direito, ou seja, o de um produto popular e não o de um objeto de luxo destinado a uma pequena minoria.

Nos últimos anos, o mercado recebeu de braços abertos um novo modelo de isqueiro, que veio revolucionar o mercado: o isqueiro descartável, sofisticado, prático, simples e jovem.




® Swedish Match do Brasil SA - Rua Visconde Pirajá, 250 - 5º andar - Ipanema - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
    Tel: (21) 2227-9600